Blog - Turismo de evento

Você já ouviu o termo TNE?
TNE quer dizer – TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS. O Ministério do Turismo reconhece como uma tendência para o turismo sendo uma oportunidade de valorizar as particularidades do país e de cada região.
Foi observado um crescimento interessante no número de pessoas que viajam exclusivamente por interesses profissionais, movimentando uma parcela significativa da economia brasileira.
O Ministério do Turismo reconhece a tendência do Turismo de Negócios e Eventos (TNE) como uma excelente oportunidade de valorizar as particularidades do país. Isso porque foi observado um crescimento significativo no número de pessoas que viajam exclusivamente por interesses profissionais, movimentando a economia brasileira.
O TNE, como o nome sugere, trata as duas temáticas que vêm crescendo: eventos corporativos e viagens de negócios. Ambas promovem um giro na economia — sendo o principal motivo o fato de que o turista aumenta o consumo de produtos no mercado nacional. Além disso, as políticas públicas de turismo têm a missão de reduzir a pobreza e promover a inclusão social.
Quer entender mais sobre o TNE? Então, venha conosco!
Em um momento que é necessário contornar os efeitos da “alta e baixa estação”, visando fomentar o turismo em diferentes épocas do ano, para existir um maior equilíbrio da demanda, o Turismo de Eventos apresenta-se como uma solução ideal para os destinos turísticos. Isso porque os promotores realizam seus eventos em época de baixa temporada, quando encontram facilidades em reunir um número significativo de participantes, ao mesmo tempo em que possuem vários locais dispostos a sediá-los. O turista não depende de férias para viajar e existem centenas de eventos que acontecem ao longo do ano, sendo possível, ainda, a criação de outros, dependendo do município ou região.
Um evento movimenta um grande número de profissionais durante a sua realização, provocando uma grande movimentação econômica nas cidades sedes. É importante observar que o turista de eventos é motivado por interesses profissionais, mesclando atividades de trabalho e lazer, tornando-se um consumidor com grande potencial de consumo do item diversão. Outro aspecto importante do Turismo de Eventos é o fato do turista retornar depois, com a família, para os locais que mais lhe agradaram.
A partir desses conceitos, os congressos e os seminários, têm um papel importante no desenvolvimento do turismo regional. Eles se apoiam na necessidade das empresas pós-industriais de obterem e trocarem informações. Sendo assim, tanto as organizações e os encontros, como as convenções e exposições ocupam lugar de destaque no Turismo de Eventos. Seu desenvolvimento abrange um amplo e diversificado conjunto de atividades econômicas, com importância destacada no setor de serviços, na indústria e no comércio em geral.
Portanto, em termos econômicos o Turismo de Eventos pode gerar muitos benefícios, tais como incremento na receita global do local-sede do evento, (um turista participante gasta três vezes mais do que um turista comum); melhora a imagem da cidade-sede do evento (o participante é um elemento divulgador do local). Além do emprego e da receita, e, igualmente, melhorias na infra-estrutura como conseqüência do desenvolvimento do turístico.
No aspecto social, a atividade do turismo, em região economicamente subdesenvolvida, pode oferecer meios de manter um nível de atividade econômica, o suficiente para evitar a migração de pessoas para as áreas mais desenvolvidas de um país.
O Turismo de negócios e eventos (TNE) é entendido como o deslocamento de pessoas com interesse em participar de eventos focados no enriquecimento técnico, científico, profissional ou cultural incluindo ainda o consumo e entretenimento. Tendo como principais sub-categoria o turismo de congresso e o turismo de convenção.
O turista deste segmento caracteriza-se pela sua efetiva presença como ouvinte, “participante” ou palestrante em congressos, convenções, assembleias, simpósios, seminários, reuniões, ciclos, sínodos, concílios, feiras, festivais, encontros culturais entre outras tipologias de evento.
Esta modalidade de Turismo pode ser sub-categorizada observando a relação da tipologia de evento e o seu público alvo, entidade organizadora ou finalidade.
O Turismo de Eventos tem elevada importância para uma cidade ou região, e para o país como um todo, com vasto campo ainda a ser explorado. O turismo incentiva o desenvolvimento socioeconômico local, contribuindo para geração de empregos, rendas e criação de infra-estrutura que beneficia não só o turista, como a população da cidade.
Um evento movimenta um grande número de profissionais durante a sua realização, provocando uma grande movimentação econômica nas cidades sedes. É importante observar que o turista de eventos é motivado por interesses profissionais, mesclando atividades de trabalho e lazer, tornando-se um consumidor com grande potencial de consumo do item diversão. Outro aspecto importante do Turismo de Eventos é o fato do turista retornar depois, com a família, para os locais que mais lhe agradaram.
Se você for observar, a maioria das pessoas procura viajar por lazer durante as férias escolares ou em períodos quentes.
Por isso, o TNE é uma oportunidade para promover o equilíbrio entre a demanda e a oferta durante todo o ano. Independentemente das condições climáticas e períodos de férias escolares, é possível realizar viagens com finalidades empresariais e estimular a economia. Em um momento que é necessário contornar os efeitos da “alta e baixa estação”, visando fomentar o turismo em diferentes épocas do ano, para existir um maior equilíbrio da demanda, o Turismo de Eventos apresenta-se como uma solução ideal para os destinos turísticos. Isso porque os promotores realizam seus eventos em época de baixa temporada, quando encontram facilidades em reunir um número significativo de participantes, ao mesmo tempo em que possuem vários locais dispostos a sediá-los.
Esse é um tipo de viagem que te interessa? Quais tipos de eventos você se dispõe a viajar para poder participar? E qual o evento que mais valeu a pena a sua viagem?