Skip links

Marketing Sensorial

Você sabe o que é marketing sensorial?

Pois bem, o marketing sensorial é uma estratégia que utiliza o estímulo dos cinco sentidos (Tato, olfato, visão, paladar e audição) para despertar nos consumidores a necessidade e o desejo de adquirir um produto ou serviço, com base em uma experiência singular.

Mas, antes de tudo você precisa entender quem é o seu cliente, se é homem ou mulher, qual a sua faixa etária, quais os seus interesses, qual o seu perfil socioeconômico, entre outros fatores. É fundamental entender todas essas nuances para que você possa ser assertivo e eficaz.

Por exemplo: Homens e mulheres são absolutamente diferentes na sensibilidade olfativas. Existem famílias olfativas que despertam melhor em mulheres, outras já são mais relevantes para os jovens. Assim também acontece com as cores, com o paladar, com a música… Afinal, ela pode ser sensível para alguns públicos e não fazer sentido para outros, por isso é fundamental conhecer o seu público.

O marketing sensorial envolve criatividade e personalização, e é capaz de proporcionar ao público uma vivência diferente e completa. Esse tipo de estratégia está alinhado aos anseios e comportamentos do consumidor atual.

Essa estratégia está presente em nosso meio a muito tempo e você pode sentir não só pelo cheiro, mas também pelo visual das imagens, dos sons, dos sabores e das texturas.
A experiência pode instigar só um dos sentidos ou usar uma combinação de dois ou mais deles.

A estratégia a ser aplicada em várias possibilidades de cada negócio e é preciso reforçar que a escolha não se limita à atuação da empresa. Uma loja de perfumes, por exemplo, não precisa explorar apenas o olfato.
A playlist que toca enquanto o cliente escolhe o que vai levar também é eficaz. A música pode ser associada a alguma lembrança boa que seja decisiva para a compra.

Quando você entra em seu restaurante favorito e o cheiro no ambiente o aguça a pedir logo a refeição?
O aroma é tão marcante que, só de lembrar, dá vontade de fazer uma reserva e ir hoje.

Vou te contar a minha experiência na vida e não de compra:
Quando eu era criança, eu passava as férias na casa da minha tia em uma chácara onde era o ponto de encontro de todos os primos. Quando eu chegava, geralmente cedinho, íamos para debaixo de um pé de acerola, atualizar as conversas, e ali, conversávamos, riamos e comíamos a fruta.
Resultado: Toda vez que como acerola, eu me tele transporto para aquele dia e me vem na cabeça as minhas duas primas. É como se eu ainda estivesse lá.

Não lembro somente da acerola, mas sim do sentimento, da lembrança, da minha infância, do convívio com pessoas queridas, das nossas conversas (Aaaah, quanta saudade!).

Olha aí, o meu paladar gerando uma experiência sensorial!!

Esse elo emocional é tão forte que, na maioria das vezes, o consumidor nem se dá conta de que aquilo o motivou a tomar uma decisão.
Vale lembrar que essa estratégia não precisa estar ligada a compra, mas talvez faça parte da jornada de experiência do cliente. A forma de como você quer que as pessoas se sintam contribui para que o público da marca viva experiências diferentes e significativas.

O desafio das empresas é descobrir como está presente e participar dessas interações momentâneas.
O consumo é pautado em micro momentos e são eles que fazem a diferença.

É por isso que somente as narrativas, por mais bem construídas que sejam, nem sempre são suficientes para que o público-alvo se sinta conectado a uma marca.

É preciso mais!! Além da utilidade e da relevância, a experiência emocional é importante.
E o marketing sensorial, nesse caso, é uma excelente tática para estabelecer laços e apoiar a tomada de decisão do consumidor.

O fato é que não dá para fechar os olhos diante do cenário atual e dos novos comportamentos.
O jeito de vender e de se relacionar se transformou. Evoluiu. 

Por essa razão, empresas que adotam o estímulo dos sentidos são mais bem-sucedidas em suas estratégias.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que também precisa saber disso. 

Espero ter colaborado.

Leave a comment

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web
Explore
Drag