Blog - Eventos Digitais

Depois de mais de 100 dias de isolamento social com a crise do Covid-19 instaurada por aqui, podemos afirmar que o susto e o desconhecido começam a dar forma a uma curiosidade e adaptação. Queremos descobrir como vamos viver e conviver daqui pra frente com o impacto que esta crise ainda continua gerando.
Sabemos que a cultura e o entretenimento são grandes aliadas na superação de crises como essas.
Mas este mercado também sofreu e ainda está sofrendo muito com tudo que vem acontecendo. E nós que trabalhamos com eventos temos os mesmos questionamento que todos os outros segmentos. Como vamos nos comportar em eventos? Tenho dinheiro para ficar parado pelos próximos meses? Será que vou pegar o Coronavírus? Por quanto tempo isso vai durar? Vou surtar lendo todas essas notícias? Como posso estar presente no digitar e ainda impactar as pessoas?
Enfim estes o outros dramas pessoais nunca ficaram tão evidentes. A coletividade nunca foi tão importante. A grande pergunta é: o que vai acontecer após o COVID-19?
Nosso mercado movimenta quase R$ 25 bilhões no Brasil anualmente com eventos, festas, feiras, congressos e festivais e representa 13% do PIB brasileiro segundo a secretaria de turismo de São Paulo. Os profissionais que fazem este segmento girar representam 6% do trabalho brasileiro, e ocupam cerca de 25 milhões de empregos diretos e indiretos. Estes são números com alto alcance e impacto.
O impacto da paralisação do setor de eventos e entretenimento, segundo reportagem na Isto é Dinheiro em agosto de 2020 é uma perda já estimada até aqui de R$ 200 bilhões e segue aumentando. Afinal, o setor ainda não tem expectativa de retorno. Neste mesmo artigo é apontado alguns caminhos neste novo cenário.
No mesmo artigo o O presidente-executivo da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Alexis Pagliarini, nos provoca a questionar a segurança e o retorno do setor visto que tem outros comércios como bares e shoppings que também proporcionam aglomeração e retornaram em “segurança”. Mas para ter este diálogo aberto precisamos de uma interlocução mais forte entre a classe e o poder público.
Uma coisa que temos certeza é que os eventos digitais já eram realidade antes mesmo de forma bem tímida ainda. Agora eles ganham uma dimensão e importância em escala sendo uma realidade de quase todo mundo.
Vamos entender melhor as nomenclaturas:
EVENTO PRESENCIAL: são aqueles que acontecem com 100% das pessoas presentes no local do evento. Considere pessoas sendo, participantes, palestrantes, expositores e todos os envolvidos na execução do evento.
EVENTO HÍBRIDO: são eventos que acontecem em formatos presencial e parte virtual, ao mesmo tempo. Os participantes ou palestrantes podem estar à distância.
EVENTO ON-LINE / DIGITAL / AO VIVO: Esses acontecem no ambiente digital e pode ser transmitido on-line nas redes sociais ou em uma plataforma especializada em transmissão de streaming.
ON-LINE (LIVE): É uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, geralmente feita por meio das redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin). Os usuários podem fazer comentários e deixar curtidas, além de acompanhar as atividades dos demais espectadores.
EVENTOS VIRTUAIS (GRAVADOS): Esses acontecem com 100% das pessoas participando de forma virtual. São utilizados normalmente para aulas ou por pessoas que desejam segurança no momento da transmissão.
Independente do formato precisamos ter em mente alguns premissas na produção e realização que são importantes para atingir o sucesso do evento:
- Um bom planejamento;
- Uma equipe bem treinada;
- Fornecedores confiáveis;
- Palestrantes qualificados;
- Entre outras.
E dentre essas variáveis, o uso de tecnologias para eventos tem se tornado indispensável para inúmeros motivos, como:
- Facilitar a organização;
- Contribuir para a divulgação;
- Fazer uma experiência única e muito mais interessante para os participantes.
Nos últimos meses a tecnologia nos proporcionou estar próximos mesmo que distantes. Precisamos estar atentos a algumas questões importantes:
- O porquê da adoção de tecnologias no seu evento
- As últimas tendências pré, durante e pós evento
- As melhores opções e o momento certo para você, para sua organização, para seu evento e para seus participantes
Estamos nos reinventando e como qualquer início existe pontos a melhorar sempre. Não podemos parar. Precisamos estar juntos na construção de novas experiências. Ainda há muitas dúvidas sobre o funcionamento, tecnologia e engajamento, nos inúmeros webinar, call e seminário diários, entre outras eventos online que participamos, encontramos os que nos cativam e os que percebemos inúmeros erros.
E para você o que é um bom evento digital?