Blog - Confraternização de fim de ano: fazer ou não?

Confraternização de fim de ano: fazer ou não?
Como anda o clima organizacional na sua empresa? O trabalho em equipe está fluindo bem? Se a resposta for não, saiba que está no lugar certo para descobrir como reverter essa situação e se deve ou não fazer uma confraternização de fim de ano.
E se a resposta for sim, bom, continue lendo… quem sabe as nossas dicas te ajudam a manter e até melhorar as relações entre os seus colaboradores.
Você sabe que o fim do ano, o clima natalino, as festividades… trazem boas oportunidades de mudanças positivas, né? Esse é o tempo da balança! É o momento em que avaliamos o ano que se passou e planejamos o próximo.
E nesse período temos a oportunidade perfeita para promover reflexões, motivação e relações mais harmoniosas dentro das empresas. Sabe como? Através das confraternizações!
Costuma existir muita expectativa por parte das equipes para este evento. Isso porque, nele todas as pessoas (da Diretoria, da Administração, do Financeiro, do Operacional…) têm a chance de compartilhar resultados e metas com seus colegas de trabalho, fora do ambiente rotineiro e, muitas vezes, estressante que vivem nas empresas.
O que trouxemos para vocês foi um guia para que vocês possam criar eventos e confraternizações de fim de ano, com organização e muito mais assertividade! Acompanhe com a gente as melhores dicas:
Guia de Confraternização de Fim de Ano
1 – Número de participantes e os familiares
Saber quantas pessoas vão participar é muito importante para definir algumas outras coisas como o local, a quantidade de bebidas e comidas e detalhes da infraestrutura como o número de cadeiras e mesas, por exemplo.
Outro assunto que precisa ser discutido é se os colaboradores poderão ou não convidar os seus familiares para a confraternização de fim de ano. Algumas empresas são mais restritas e não permitem que seus colaboradores levem convidados para a festa. Já outras são mais maleáveis e permitem que eles levem pelos menos os cônjuges.
Esse quesito vai depender realmente das diretrizes de cada empresa. Não existe uma regra neste momento.
2 – Defina o dia, o horário e o local

Estabeleça com antecedência a data e horário da confraternização para que os colaboradores tenham tempo de se organizarem para ir. Estabelecer essas informações também ajudará os organizadores que terão um tempo razoável para deixar tudo perfeito.
Definido o local é interessante que crie um mapa para as pessoas encontrarem com facilidade o lugar e não chegarem atrasados. Procure por lugares mais centralizados e não muito distantes para que o máximo de participantes cheguem com facilidade.
3 – Bebidas e comidas
Aqui está uma parte bem importante para a criação da confraternização de fim de ano. Você deve estar se perguntando o porquê e nós já vamos te pontuar. Escolher as bebidas vai depender do quanto você conhece a sua equipe de colaboradores.
O ideal é que não tenha bebidas alcoólicas para que não haja surpresas. Mas caso você opte por colocar, fique atento aos colaboradores se por acaso você for convidar fornecedores e clientes para essa mesma festa. Nós sabemos que os excessos podem causar mal estar…
Já a escolha da comida vai depender do horário e do dia que escolher para essa confraternização. Se for à tarde, procure alimentos frescos se a sua cidade for muito quente. Se a festa for à noite você pode optar por comidas mais quentes.
Dica para agradar: Faça uma pesquisa entre os colaboradores e encontre as maiores preferências entre eles.
4 – Atrações e entretenimento

Uma decisão que precisará ser feita dependendo da sua verba para o evento. Para deixar a equipe animada você pode investir em uma banda ou em dj’s para comandar o som. Vale também entender a preferência dos colaboradores, até porque a festa, no final das contas, é para eles.
Procure por outras opções para manter a turma bem unida. Algumas opções para juntar todo mundo: bingo, gincana, boliche (já é uma ótima opção de local para a confraternização de fim de ano) e dinâmicas de grupo.
Propor ações para juntar a equipe mostrará que está realmente interessado no crescimento deles. Não existe nada pior do que uma equipe desunida e com diferentes focos.
5 – Comunicação e divulgação

Quais canais você usará para divulgar a confraternização? Se a sua empresa possui um sistema de intranet (rede interna de internet), você pode disparar um email avisando e convidando os participantes. Se não tiver esse sistema, imprima os convites e entregue um por um para criar uma sensação de proximidade.
Dependendo do tamanho da sua confraternização de fim de ano, você pode convidar emissoras de televisão, jornais locais e empresas de mídia em geral. Por isso é bom que já tenha a data e horário em mãos para que possa agendar com esses canais.7 – Fornecedores (bebidas, comidas, equipamentos e segurança)
6 – Fornecedores (bebidas, comidas, equipamentos e segurança)
Se a sua empresa já possui fornecedores como parceiros, conte com eles. Nada melhor do que trabalhar com quem você já conhece e confia. Essa não é uma boa hora para arriscar com pessoas ou empresas que você desconhece.
Colocamos segurança ali acima porque esta é uma parte imprescindível para todo e qualquer evento. Invista em equipes especializadas de segurança para manter a tranquilidade tanto dos convidados, quanto a dos organizadores do evento. Todo cuidado é bem vindo nessa hora.
7 – Decoração
Na decoração do evento busque trabalhar as cores institucionais da marca, pense em formatos e disposições de mesas e cadeiras que promovam a integração entre as pessoas. Considere fazer uma festa temática (Anos 80, Festa a Fantasia, Festa do Pijama, Festa Brega, Festa Havaiana). Esse tipo de festa sempre promove ainda mais descontração e alegria!
Dica para agradar: Use fotos dos colaborados na decoração. Surpreenda!
Conclusão
É isso aí, esperamos que sua confraternização seja realmente uma experiência de muita alegria entre todos os que se dedicaram durante todo o ano para o crescimento e o sucesso da sua empresa, e já aproveitamos a oportunidade para desejar também que o seu ano de 2019 seja de muiiiiiiiiiita prosperidade!
Ah, lembrando que: tudo o que dissemos aqui não são regras imutáveis. São dicas e diretrizes de como acreditamos que a confraternização de fim de ano da sua empresa pode promover experiências positivamente inesquecíveis.