Blog - Confraternização: 11 coisas que não podem faltar

Confraternização: 11 coisas que não podem faltar
O segundo semestre já se aproxima!!! É isso mesmo, o ano já está na metade. Já é hora das empresas iniciarem o planejamento das Confraternizações, para que em cima da hora não acabem ficando sem opções ou com orçamentos mais elevados!! Se você é o responsável por fazer acontecer o evento na sua empresa, seja realizando-o, seja contratando empresas que o faça, fiquei atento nessas 10 dicas abaixo.
Faça da Festa de Fim de Ano da sua empresa, um evento memorável!
1 – Um local inovador, inusitado, para gerar impacto.
Cuidado com o acesso; é importante levar em consideração a logística para locomoção dos colaboradores até o local;
2 – O horário deve ser escolhido cuidadosamente.
Tanto o fim de semana, quanto a noite, ou mesmo durante o expediente possuem vantagens e desvantagens. Sempre procure destacar as vantagens da escolha do dia e horário;
3 – Criar um clima de expectativa
Essa é uma das estratégias para que contribui para o sucesso da confraternização; então que tal estender a festa e fazê-la se multiplicar em uma série de ações de participação. É possível, por exemplo, lançar um concurso, uma mostra ou um show de talentos … O importante é aproveitar a ocasião para engajar os colaboradores.
4 – Escolha um tema para ser comemorado.
Ele deve ser diferente a cada ano, mas relevante para a empresa e para os colaboradores;
5 – Defina a permissão ou não dos acompanhantes.
Saber com antecedência se os familiares ou acompanhantes dos funcionários participarão da festa altera todo o planejamento.
6 – Inclua uma atração na festa.
Que esteja de acordo com o perfil do público e da empresa. Humor, música ou palestra são válidos, mas devem ser ajustados ao perfil social, econômico e faixa etária dos funcionários, lembre – se a festa é para eles.
7 – Evite que as panelinhas sejam formadas.
É interessante promover a interação entre os diversos setores da empresa, o que pode ser feito através de atividades que estimulem a integração. Da mesma forma, a diretoria e gerência precisam se aproximar dos participantes de modo sincero. Integrá-los nas atividades é fundamental;
8 – Bebidas!
De forma geral, é difícil realizar uma festa legal sem oferecer bebidas alcóolicas. Entretanto, é possível adotar estratégias para evitar exageros. Por exemplo, você pode liberar a bebida em volume maior apenas após o jantar ou após o discurso do presidente/diretoria. Outra estratégia é encerrar a oferta após certa hora. Desta forma, você consegue manter o controle sobre seus funcionários, além de aumentar as chances de enviá-los para casa em segurança e livres de confusões.
9 – Comida!
Ao lado do aluguel do espaço e das bebidas, a alimentação é outro ponto que costuma pesar no orçamento de uma festa de fim de ano empresarial. Caso queira inovar, é possível optar por um menu baseado em alguma cozinha típica, que possa ser consumida de forma casual sem a necessidade de uma grande equipe para servir. É possível optar por uma refeição completa (almoço ou jantar) ou por um serviço de buffet reduzido, com canapés, mesa de frios, snacks, sanduíches e panelinhas, etc.
10 – Faça reconhecimentos
Elogiar, contar um pouco sobre como foi o ano, relembrar fatos que marcaram positivamente… Isso é fundamental. Uma empresa é feita de pessoas e elas precisam se sentir parte.
11 – Contrate uma agência
O objetivo de uma confraternização é envolver todos os colaboradores. Por isso, facilita contratar uma agência com experiência na organização de eventos para, entre tantas tarefas, gerenciar a terceirização de serviços e fornecedores.