Blog - As 5 novas tendências do mercado de eventos

As 5 novas tendências do mercado de eventos
Nossa produtora, Fernanda Santos, é super antenada nas novidades do mercado! E hoje, reuniu pra gente 5 novas práticas (todas relacionadas a tecnologia), que prometem ainda mais interatividade, agilidade e confiabilidade nos processos que regem a organização, a produção e a realização de um evento.
As novas tecnologias estão aí, sendo construídas e renovadas a cada dia com a finalidade de facilitar nossa vida. No mundo dos eventos não poderia ser diferente… A papelada, as canetas e toda a burocracia ficou lá atrás, nos anos ‘90. Agora é o momento de deitar e rolar em cima das facilidades que a era tecnológica está nos oferecendo.
Afirma, Fernanda.
…agora, vamos ao que interessa:
1- Identificação por radiofrequência
Conhecida como RFID (Radio Frequency Identification), essa tecnologia desenvolvida durante a Segunda Guerra atualmente pode ser muito bem aproveitada na organização dos eventos, facilitando registros de participantes, entrada e monitorando o envolvimento do público nas diversas plataformas sociais, seja postando fotos ou fazendo check-in.
2 – Drones
Uma maneira de documentar e divulgar eventos é fotografar e filmar tudo, depois transformar em uma mídia chamativa e descolada para atrair novos participantes para as próximas edições. Os drones são uma verdadeira febre em meetups, conferências, convenções, feiras etc… Além de filmarem do ar (seja em ambientes abertos ou fechados), o que possibilita que as pessoas sequer percebam que estão sendo gravadas, captura imagens com uma abertura de lente em grande angular que fica super bacana na edição final do vídeo.
3 – Realidade Virtual (RV)
Uma mudança muito consistente no mundo dos eventos, a Realidade Virtual deve ficar por um bom tempo. Os óculos permitem com que os participantes tenham experiências sensoriais impressionantes, inclusive táteis, em ambientes simulados. O envolvimento é ainda maior quando se cria uma interação entre o participante e o ambiente.
4- Google Glass
Lançado em 2012, o Google Glass acabou caindo na impopularidade por falta de utilidade. Mas não é o caso do gadget no mercado de eventos. Em palestras, com ajuda do app YourShow, as notas do palestrante podem ser apresentadas aos participantes, como em um slide, só que sem desviar a atenção do público e possibilitando maior interação. Sem falar que os óculos funcionam com comando de voz, tornando tudo muito mais fácil e não causando dores articulares por movimentos repetitivos das mãos.
5- Múltiplos seminários em um mesmo ambiente
Ainda em fase experimental, uma nova tendência em conferências têm sido trazida aos eventos: um ambiente com várias palestras simultâneas. Você deve estar se perguntando: “Como vou entender quando seis pessoas estão falando ao mesmo tempo?”. Simples, fones de ouvido. Você pode se sentar ali, próximo ao tablado do palestrante que escolheu, encaixar os headsets na cabeça e pronto, mergulhar profundamente no conhecimento passado. O melhor? Sem conversinhas paralelas atrapalhando sua concentração. Mas, caso mude de ideia sobre a palestra escolhida, é só se levantar e trocar de palestra. Até mesmo porque está tudo pertinho, em um mesmo salão ou auditório. Pode até parecer esquisito, mas tem muita gente aprovando essa inovação!
Tudo isso representa a melhora da experiência do público com o evento que, com o auxílio da tecnologia, pode propiciar ainda mais estreitamento na relação “Empresa x Cliente”. As possibilidades são inúmeras, e se expandem a cada dia em uma velocidade tão imensurável que, por vezes, é possível se perder diante delas. Por isso, ter a assessoria de uma agência de eventos é muito importante! Com profissionais que vivenciam o mercado e todas as suas inovações, o evento torna-se mais acertivo nas escolhas de quem leva sempre em consideração o público, a verba e o objetivo do cliente!
E aí, gostou das dicas? Tem alguma outra tendência de mercado que conhece? Deixe a gente saber… Comente e compartilhe!